domingo, 15 de maio de 2011

Esboço da análise tipológica e diplomática de um documento de uma universidade

Olá galera,

Essa postagem tem o intuito de responder mais uma atividade proposta no blog do professor, que sugere a realização um esboço da análise diplomática e tipológica de um documento da atividade fim de uma universidade, ou um documento que seja da atividade meio exclusivamente de universidades.
Esse esboço deve ser baseado no texto de Mariano Ruipérez, que sugere a análise das características internas e externas como um todo, contendo campos abordados ou não na análise feita abaixo, se adequando ao documento escolhido pelo nosso grupo.

ANÁLISE TIPOLÓGICA:
DENOMINAÇÃO: Ofício – Obra do Instituto da criança e do adolescente.

DEFINIÇÃO: Documento enviado pela Universidade de Brasília, mas especificamente pelo Decanato de Administração, referente à obra do Instituto da Criança e do Adolescente.

CARACTERES EXTERNOS:
• GÊNERO: Textual
• FORMATO: Folha Avulsa
• SUPORTE: Papel
• FORMA: Cópia


PRODUTOR: Decanato de Administração da Universidade de Brasília.
DESTINAÇÃO: Paulo Celso dos Reis Gomes - Presidente da Fundação de Gestão e Inovação.
LEGISLAÇÃO: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
TRAMITAÇÃO: O documento foi enviado pelo Decanato de Administração, localizado no prédio da Reitoria, para a sede da Presidência da Fundação de Gestão e Inovação.
CONTEÚDO: Reiteração da prestação de contas do contrato firmado pela FUB com a Fundação de Gestão e Informação, ressaltando que os valores remanescentes do contrato sejam devolvidos à conta da FUB. O valor total transferido, bem como o número das ordens bancárias e as notas de empenho relacionadas ao contrato também foram citadas.
FUNÇÃO: Cobrança da prestação de contas dos recursos transferidos, tendo em vista o prazo expirado do contrato e a execução parcial do objeto.

ANÁLISE DIPLOMÁTICA:

PROTOCOLO:
• INVOCAÇÃO: Senhor
• INTITULAÇÃO: Presidente da Fundação de Gestão e Inovação
CORPO:
• DISPOSIÇÃO: O documento está disposto em parágrafos, conforme modelo padrão de ofício.

ESCATOCOLO:

• DATA CRONOLÓGICA: 26/03/2010
• DATA TÓPICA: Brasília/DF
• SINAIS DE VALIDAÇÃO: O documento possui o logotipo de Universidade de Brasília, bem como a assinatura do Decanato de Administração e o carimbo do responsável pelo recebimento do documento original.

Um comentário:

André Porto Ancona Lopez disse...

Vcs estão fazendo análise de conteúdo de um ofício específico e não análise diplomática, que seria da espécie OFÍCIO

Postar um comentário