quarta-feira, 25 de maio de 2011

Recapitulando alguns conceitos...

Fala jogadores,

Conforme a necessidade de informação e por conta de estarmos na semana da prova, nosso blog resolveu apresentar alguns conceitos e definições fundamentais para o entendimento da diplomática e da tipologia documental, com o intuito de tornar nossa disciplina mais clara e de fácil entendimento de todos, também serve como um guia de conceitos que será útil em nossa trajetória como profissionais arquivistas. Espero que todos façam um gol de placa nessa prova!

Série documental: subdivisão do quadro de arranjos documentais. É o esquema estabelecido para o arranjo dos documentos, a partir do estudo das estruturas, funções e atividades. É a seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.

Subsérie: em um quadro de arranjo documental, é a subdivisão da série.

Espécie documental: divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. ex. filme, ata, carta, disco, decreto, foto, ofício, memorando e relatório.

Gênero documental: reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e a forma. Ex. documento imagético, cartográfico, eletrônico, cinematográfico e textual.

Tipo documental: divisão de espécie, que reúne os documentos por suas características comuns, no que diz respeito a formula diplomática, natureza do conteúdo ou técnica de registro. Ex. carta precatória, carta patente, decreto sem número, xilogravuras, litogravuras.

Tramitação: curso do documernto desde a produção até o cumprimento de sua função administrativa.

Fundo documental: conjunto de documentos da mesma proveniência.

Autenticidade: qualidade de um documento que preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independente da veracidade do respectivo conteúdo.

Veracidade: diz respeito à informação, é a característica da informação ser verídica, verdadeira, conter informações que condizem com o que realmente aconteceu baseado na verdade.

Documento legalmente autêntico: segundo Durant, deve suportar provas sobre si mesmo. Possuem intervenção de autoridade pública.

Diplomaticamente autêntico: é o documento que contém todos os campos necessários para a sua elaboração. Documentos escritos de acordo com as praticas do tempo e lugar indicados e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo.

Historicamente autêntico: atestam o que de fato aconteceu, ou seja, testemunham o fato.

Documento genuinamente arquivístico: o documento deve ser autêntico e verídico ao mesmo tempo.

Função arquivísticas: origens funcionais do documento, razões pelas quais foi produzido.

Formato: configuração física de um suporte, de acordo com sua natureza e o modo como foi acondicionado. Ex. caderno, folha avulsa, livro e tira de microfilme.

Forma: estágio de preparação e transição de um documento. Ex. cópia, minuta, original.

Suporte: meio físico onde a informação está inserida. Ex. papel, pergaminho, filme, disco óptico, disco magnético. 


Obs. Para a resolução dessa postagem foram consultadas as seguintes fontes:
Dicionário de terminologia arquivísticas, textos da Luciana Durant, e blog de diplomática e tipologia do professor André Lopes.

Por: Gustavo Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário