sexta-feira, 17 de junho de 2011

E Começa o trabalho final...


       O documento escolhido para a realização do trabalho final é o Regulamento Geral das Olimpíadas Universitárias - JUBs. Nós do grupo Diplomática na Copa procuramos um documento que interligasse o tema esporte com nosso trabalho acadêmico, para assim abordar conceitos e teorias da Diplomática e Tipologia Documental.
         O documento a ser analisado é fruto do trabalho do Comitê Olímpico Brasileiro - COB, Confederação Brasileira do Desporto Universitário - CBDU e Ministério do Esporte, buscando a padronização e a excelência das Olimpíadas Universitárias. Cumprir as normas nele contidas, possibilitará um maior aproveitamento dos benefícios oferecidos pela competição. O Regulamento Geral foi criado para atender atletas, patrocinadores, imprensa, comissões técnicas e o público. O documento deve ser estudado com vigor para consolidar resultados bem-sucedidos do esporte universitário brasileiro.
       Para a escolha deste documento, percorremos um longo caminho em busca de fontes de informações confiáveis. Primeiramente, fomos até a Faculdade de Educação Física da UnB, onde conversamos com o diretor da secretaria, que nos informou a ausência de documentação de âmbito nacional,  indicando outras pessoas que poderiam ter mais informações. Não satisfeitos com os resultados obtidos, fomos à Secretaria do Centro Olímpico, onde nos foi informado que encontraríamos na Diretoria de Esporte, Arte e Cultura – DEA, uma espécie de arquivo vivo, uma pessoas conhecedora de toda a documentação gerada dos JUBs, a diretora desse local chamada Lucila. Primeiramente, ela nos apresentou a função do DEA, o organograma, os documentos de caráter nacional e a participação da UnB nesses eventos. Só depois de apresentado todo o contexto, o documento nos foi apresentado e a escolha foi feita: o Regulamento Geral das Olimpíadas Universitárias – Jubs.
       Para a participação dos JUBs é necessário que a instituição pública ou privada, tenha ganho as etapas estaduais. As universidades podem fazer uso do documento, de acordo com os pré-requisitos para participação dos jogos. Desta forma, o documento pode ser utilizado por outras universidades, já que se trata de um conjunto de regras, normas e preceitos .

Por: Diplomática na Copa


Nenhum comentário:

Postar um comentário