domingo, 26 de junho de 2011

FIM DA HISTÓRIA SEM FIM...


O juiz acaba de apitar o término da querida HISTÓRIA SEM FIM pelo nosso blog DIPLOMÁTICA NA COPA. Primeiramente vamos analisar um documento, que o blog Passaporte para a informação mandou.




Denominação: Nomeação do novo Presidente da Embratur

Definição: Documento torna pública a exoneração do ex-presidente da EMBRATUR ( Mario Augusto ), para que seja nomeado, para presidente, Flávio Dino

Classe/ Gênero: Textual

Suporte: Papel

Formato: Folha avulsa

Forma: Original

Produtor: Imprensa Nacional

Destinatário: Ao ex-presidente da EMBRATUR e o atual.

Legislação: Decreto 4734

Vigência: Indeterminado

Signos especiais: Logomarca da Imprensa Nacional

Conteúdo: Exoneração/ Nomeação do Presidente da Embratur

Função Administrativa: Exonerar/ Nomear presidente do Instituto Brasileiro de Turismo

Função Arquivística: Provar que ouve, numa determinada data, mudança de pessoas num cargo superior.

Trâmite: Após a Ministra de Estado Chefe da Casa Civil, assinar o documento, o mesmo deve ser publicado no DOU.

Escatocolo:

Data: Cidade e data

Validação: Logomarca da Imprensa Nacional, certificado digital





Após a análise diplomática e tipológica , o grupo passaporte para a informação, pediu para falarmos, se pelo fato do documento está publicado em um meio oficial, ele poderia conter informações inverídicas, e mais, publicações não autênticas. A resposta para essa questão é muito simples (sem atribuir um valor negativo a essa simplicidade). O Diário Oficial, em todas as suas ramificações, da União, do Estado, do DF e dos Municípios, possui um sistema que, em termos, garante a autenticidade e a integridade das publicações. Para que uma pessoa possa ter o direito de publicar algo no Diário Oficial, é necessário que essa pessoa, possua cadastro e um certificado. Para se cadastrar o interessado deve formalizar pedido de cadastramento de seu gerente por meio de ofício da autoridade competente da unidade gerencial ou entidade interessada, juntamente com o formulário de cadastro devidamente preenchido. Uma vez cadastrado, o gerente poderá cadastrar outros gerentes e usuários em seu respectivo órgão, para utilização do sistema. Resumindo, após o cadastramento o gerente possui um certificado digital, e é esse certificado que garante a segurança. Obviamente, se o gerente enviar informações inverídicas e não autênticas estas permanecerão.



Concluindo a História Sem Fim...



A galera do blog Passaporte para a Informação sugeriu a volta em 2014 para Brasília das pessoas que anteriormente vieram à cidade para o encontro de reconhecimento nacional dos arquivos. Tal volta aconteceu depois da nomeação de Flávio Dino de Castro e Costa como presidente da EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo. Esse órgão é uma autarquia responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros. Esse trabalho foi muito bem desenvolvido no que diz respeito a promoção de Brasília no cenário nacional na Copa do Mundo, animando assim os integrantes para o tal retorno. Nessa volta, notaram mudanças surpreendentes em relação à estrutura da capital do Brasil.

Ao desembarcarem no aeroporto já se depararam com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que dava acesso direto ao Setor Hoteleiro de Brasília. Notaram que o veículo era confortável e silencioso. Possuí janelas amplas, climatização, comunicação com o piloto, piso no mesmo nível da plataforma, convívio trem-automóvel-pedestre com segurança, controle operacional e perfeita adequação ao trânsito.

Após deixarem suas respectivas bagagens nos hotéis, decidiram visitar um novo ponto turístico da cidade: A Torre Digital. A torre tinha 180 metros de altura, sendo 120 metros de concreto e 60 metros de antena. O mirante, com uma linda vista de toda capital, ficará a 110 metros de altura. Além do café e da sala de exposições , no térreo funcionarão espaços para atividades comerciais e culturais.

Como o Centro Olímpico da UnB está servindo como base para algumas seleções de futebol treinarem durante a copa, a turma toda resolveu fazer uma visita também a Universidade. A Copa do Mundo impulsionou uma série de reformas e melhorias não só nos estádios, mas em toda UnB, acabando com os alagamentos e infiltrações que ocorriam nos anos interiores.

Depois de notarem que a cidade estava realmente preparada para receber tal evento, decidiram ir à parte que realmente os interessava, o tão esperado jogo da seleção brasileira no novíssimo estádio Mané Garricha.

Estádio lotado, 70 mil pessoas acompanhando o jogo, Brasil x Argentina, uma grande rivalidade, toda a torcida ansiosa para o início da partida, os jogadores entram em campo para trazer emoção para toda a torcida de Brasília, do Brasil e do mundo...

Por: Gustavo, Iverson e Kaio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário